Sejam Bem Vindos Amigos da MAntiqueira

Este espaço esta aberto para amantes da natureza, arte e cultura popular do povo nativo e visitante da Serra da Mantiqueira.

crio...exponho...existo...

domingo, 21 de novembro de 2010

Aconteceu a vernissage de abertura da XXXVII edição da Exposição crio...exponho...existo, no MIS Museu da Imagem e Som de CAmpos do Jordão, com obras de artístas da cidade e visitantes. A noite foi de clima histórico, pois contemplava a data da Consciência Negra.
A dupla de violão e flauta de Daniel e Wesley abrilhantou o encontro com músicas de autores e interpretes negros como, Djavan, Alcione, Pichinguinha e outros bambas.
Aguines, estagiária da Secretaria da Cultura homenageou este povo rico em cultura com um texto que muito impressiou o público presente.
O tempo todo rolou slides de fotografia em uma sala de projeção, enquanto os visitantes da noite se maravilharam com as lindas obras de arte em forma de pintura e escultura.








O banheiro foi o ponto mais admirado da exposição, com a reforma e decoração da Makiko Strass que obteve inúmeros elogios durante a noite, com textos de famosos escritores escritos nas paredes, como Drumond, Castro Alves, Martin Luter King, Maria Gadú, Cora Coralina e etc.

CURSO DE HISTÓRIA DA ARTE EM SÃO BENTO DO SAPUCAÍ

sábado, 20 de novembro de 2010





Release:
Evento:
·         Curso sintético de História da Arte Geral e do Brasil contada por um artista, o pintor e professor Nelson Screnci, como parte do projeto “Circuito das Artes na Serra – Uma reflexão sobre os encontros”.
Propostas:
·         Desenvolver formação em história da arte para os membros do Ponto de Cultura;
·         Oportunizar, aos jovens, a um grupo de artistas locais e a comunidade, a ampliação e contextualização da arte através do reconhecimento dos estilos e padrões de época mais importantes, com produção de arte no Interior de São Paulo;
·         Realização de uma leitura sintética da História da Arte
·         Estímulo à apreciação e à compreensão de obras contemporâneas
·         Iniciação ao discurso artístico e à leitura crítica
·         Reformulação do conceito de arte

Currículo do Professor e Artista:

Nascido em São Paulo em 1955, Nelson Screnci é Artista Plástico, Professor de Artes Visuais e de História. Formado em Artes Plásticas na FAAP em 1982, recebeu no ano seguinte o prêmio Pirelli-Masp. Desde então participa ativamente do circuito cultural realizando palestras, cursos artigos e exposições. O seu trabalho integra também o acervo de importantes museus nacionais e internacionais, além de servir de referência em diversas publicações culturais. Sua produção artística totaliza 650 pinturas.
A pintura de Screnci compõe-se a partir da articulação de imagens retiradas da memória pessoal, da história da arte ou de situações do cotidiano que remetem á cultura de massa. Utilizando-se de recursos compositivos tais como a multiplicação de imagens ou a analogia entre obras históricas, propõe um exercício criativo e poético com a intenção de provocar no expectador o questionamento da condição humana diante da realidade contemporânea
Duração:
De 16 de novembro de 2010 a 18 de fevereiro de 2011
Interrupção de final de ano de 17/12/2010 a 10/01/2011
Aulas as terças e quartas-feiras das 8h00 às 22h00, e projeção de filme contextualizado as quintas-feiras, no mesmo horário.
Inscrições: A partir de 01 de Novembro de 2010
Casa da Cultura Miguel Reale - Tel.: 3971 1665
Local do Curso: Rincão São Benedito – São Bento do Sapucaí

Cronograma:

Curso Sintético de História da Arte Geral e do Brasil contada por um artista, o pintor e professor Nelson Screnci, como parte do projeto “Circuito das Artes na Serra – Uma reflexão sobre os encontros” – Prêmio: Interações Estéticas e Residências Artísticas em Pontos de Cultura – 2010.

Panorama da Arte no Brasil – História contada por um Artista
Fase I

1º Semana
16/11 - Arte Pré-colonial e Arte Indígena
17/11 - Séculos XVI e XVII. Período Colonial
18/11 - Filme: Mostra do Redescobrimento Brasil + 500 Anos
2ª Semana
23/11 - Século XVIII. Período Colonial
24/11 - Século XIX. Neoclassicismo e Romantismo
25/11 - Filme: Aleijadinho
3ª Semana
30/11 - Século XX. Modernismo
01/12 - Século XX. Desdobramentos do Modernismo
02/12 - Filme: Villa-Lobos
4ª Semana
07/12 - Século XX. Internacionalização da Arte
08/12 - Século XX. Arte Contemporânea
09/12 - Filme: Arte Contemporânea no Brasil

História Sintética da Arte - Contada por um Artista
Fase II
5ª Semana
14/12 – Pré-História, Egito, Mesopotâmia
15/12 - Grécia e Roma
16/12 - Filme: Roma
---------------------------------Interrupção de final de ano-----------------------------------------------------------------
6ª Semana
11/01 - Oriente e Idade Média
12/01 - Renascimento Italiano
13/01 - Filme: Agonia e Êxtase
7ª Semana
18/01 - Renascimento Setentrional e Maneirismo
19/01 - Barroco e Rococó
20/01 - Filme: Moça com Brinco de Pérola
8ª Semana
25/01 - Neoclassicismo, Romantismo e Impressionismo
25/01 - Modernismo e Surrealismo
26/01 - Filme: Van Gogh
9ª Semana
01/02 - Arte do Pós-Guerra
02/02 - Arte Atual
03/02 - Filme: Modigliani
10ª Semana
08/02 – Retrospectiva 1
09/02 – Retrospectiva 2
10/02 - Filme: Frida Kahlo
11ª Semana
16/02 - Apresentação de Trabalhos
17/02 - Avaliação
18/02 - Filme: Pollock









 

Aberta as incrições para " crio...exponho...existo".

sábado, 6 de novembro de 2010

 Exposição de Orygami da artista Evelin no MIS.

As inscrições para a 37º edição da " crio...exponho...existo, encontra-se abertas na Secretaria Municipal de Cultura e a exposição será efetuada no MIS Museu da Imagem e do Som de 22 de novembro a 17 de dezembro de 2010.

37º Exposição Crio Exponho Existo

crio... exponho... existo é a mais tradicional de todos eventos expositivo de Arte de Campos do Jordão. Foi idealizada pela artísta plástica Silvia Strass, que na década de 70 conseguiu reunir diversos nomes relacionados as artes plásticas de Campos do Jordão. A 1º exposição foi feita no sagão do shopping Capivari, usando os vãos das lojas inacabadas e contou com nomes relevantes como: Camargo Freire, Jagobo Pan, Gimenes Pai e Gimenes Filho, Guima, Luiz Pereira Moysés, entre outros... 
Este ano de 2010 é a 37º edição desta exposição, que ao longo do tempo vem se concretizando e mantendo viva a criação artistica do artista jordanense e convidados.