Sejam Bem Vindos Amigos da MAntiqueira

Este espaço esta aberto para amantes da natureza, arte e cultura popular do povo nativo e visitante da Serra da Mantiqueira.

SUCESSO NA APRESENTAÇÃO DO BALLET MUNICIPAL

sábado, 4 de dezembro de 2010

         Centro Cultural Vanessa Ballet e Ballet Municipal




Realizaram espetáculos de ballet e jazz para a população jordanense no Auditório Claudio Santoro

                                                
                            
    Como tradição de todo final de ano a Escola Vanessa Ballet com sua equipe de direção e professores, realizaram quatro espetáculos de dança neste mês de novembro. Nos dois primeiros dias 18 e 19 o tema do Espetáculo foi Casa de Brinquedos que tinha como elenco crianças e jovens da Rede municipal de ensino, que praticam as aulas de ballet e jazz dentro da própria escola, projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação. Nesses espetáculos foram mais de 550  crianças e jovens bailarinos, com um publico de 1.200 no total dos dias. Estas apresentações não houve bilheteria, para que os pais e familiares pudessem prestigiar seus filhos sem algum custo. Estiveram presentes na apresentação algumas autoridades como Exma. Prefeita Ana Cristina, a Secretaria de Educação Dirmeliza Mazzetti e o seu Adjunto Professor Sérgio, assim como os vereadores Mattos e Joaquina. O Ballet Municipal vem mostrando que além de dançar as crianças desenvolve habilidades físicas, afetivas, além de contribuir para a auot-estima, expressividade, comunicação e socialização. Este projeto é desenvolvido dentro das escolas, contribuindo para o processo de formação da educação de cada aluno que semanalmente participa das aulas
     Nos dias 26 e 27 de novembro do corrente ano o Centro Cultural Vanessa Ballet apresentou no Auditório Claudio Santoro seu Espetáculo de Final de ano. Foram  apresentados trabalhos  coreográficos como Ballet de Repertório: GISELLE  1.o ato ,  PAQUITA  , Alice in Wonderland, Jazz e Flamenco.
     Como elenco da escola tinham 250 bailarinos com faixa etária entre 03 e 60 anos,  um trabalho  serio  e direcionado de inclusão sócio cultural, com qualidade técnica, onde os alunos tem a certeza que estão no caminho certo!!!
   Nossos bailarinos encantaram o publico, com muita técnica, alegria e graça. Turistas e jordanenses aplaudiam constantemente as coreografias, ao final do espetáculo alunos e professores foram muitos elogiados pelo excelente espetáculo que puderam assistir durante as noites, muitos turistas não acreditavam que eram alunos da própria cidade que se apresentavam.
   A equipe de voluntários mais uma vez merece nossos aplausos, pois sem o auxilio dos 35 voluntários não seria possível a execução dos figurinos e cenários que são todos produzidos na sede do Vanessa Ballet.
     O resultado do Trabalho diário da  Equipe do Vanessa Ballet está sempre em festa mostrando que com esforço, dedicação e humildade se alcança grandes resultados, sendo assim mostram o quanto forte é o trabalho social e educacional desenvolvido diariamente pela Equipe de professores dirigida por Vanessa Ellias  que acredita sempre no talento e no potencial das crianças de Campos do Jordão.
Por fim gostaríamos de agradecer primeiramente a todos os pais por acreditar e incentivar trabalho da equipe de professores juntamente com alunos. Agradecemos a  todos alunos pela dedicação, desempenho e amor ,depositados nas aulas e ensaios.Agradecemos as autoridades, comerciantes , empresários e aqueles que mesmo no anonimato colaboraram para a realização dos eventos que a nossa escola realiza anualmente. A união dos pais com a Escola e amigos foi um dos pontos primordiais para que os jovens conseguissem alcançar mais um objetivo.











            Centro Cultural Vanessa Ballet



Realizará Espetáculo de Ballet e Jazz nos dias 4/12 e 11/12 na Praça do Capivari a partir das 20h00min


    Na programação de Natal de 2010 em Campos do Jordão, fará parte os Espetáculos de Ballet e Jazz do Centro Cultural Vanessa Ballet, as apresentações terão como elenco crianças, jovens e adultos em um total de 120 alunos, que estão preparados para encantar e proporcionar um maravilhoso espetáculo a platéia que estará presente. Um trabalho sério e direcionado para a inclusão sócio- cultural com qualidade técnica e artística. Serão apresentados fragmentos dos Ballet de Repertório, Giselle, Paquita, Alice in Wonderland,  além das coreografias de jazz e flamenco.
      As apresentações serão nos dias 4/11 e 11/12 a partir das 20h00min na Conch a Acústica na Praça do Capivari.

APRESENTAÇÃO DE FIM DE ANO DO EXPRESSÃO EM MOVIMENTO 2010

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Home » Cultura

Expressão em Movimento apresenta Musical e Teatro em dezembro

Enviado por viviane on terça-feira, 23 novembro 2010Sem Comentários
Em clima de final de ano, a Associação de Teatro e Dança Expressão em Movimento realiza em Campos do Jordão dois espetáculos no segundo fim de semana de dezembro.

As apresentações com dançarinos e atores da associação acontecem no Auditório Cláudio Santoro e arrecadará alimentos em prol da APAE da cidade.
No sábado, 11 de dezembro, entra em palco o espetáculo “Broadway… ai vou eu!” que começa às 20h:30.
No domingo, dia 12 de dezembro à partir das 19h:30, será apresentada a peça infantil “O Pequeno Príncipe”.
Ingressos antecipados podem ser encontrados na Associação de Teatro e Dança Expressão em Movimento, que fica na Rua Brigadeiro Jordão, 1192, em Vila Abernéssia – Campos do Jordão.
Ingressos
Inteira R$ 10,00 + 1 quilo de alimento
Meia R$ 5,00 + 1 quilo de alimento
Mais informações
(12) 3664-1333
fonte: NetCampos.com
Popularity: 1% [?]

FESTIVAL DA VIOLA 2010

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Aconteceu do dia 25 a 28 de novembro, no Espaço Cultural Dr. Além a 28° Edição do Festival da Viola José Correa Cintra, reunindo um grande público.
Este festival vem crescendo a cada edição, elevando o nível dos concorrentes.
Estiveram competindo duplas e cantores individuais de São Paulo, Minas Gerais e Goias, que movimentou um um público de aproximadamente 2.000 pessoas.












A Secretaria Municipal de Cultura foi impecavel na produção do evento e agradece as parcerias como Sr. Toninho Melão, Chaveiro Abernessia, Ecopave, Ivo Eventos e outros tantos nomes de pessoas ligadas a cultura e a música regional desta cidade e região.

Fotos de Suzi Pessanha

crio...exponho...existo...

domingo, 21 de novembro de 2010

Aconteceu a vernissage de abertura da XXXVII edição da Exposição crio...exponho...existo, no MIS Museu da Imagem e Som de CAmpos do Jordão, com obras de artístas da cidade e visitantes. A noite foi de clima histórico, pois contemplava a data da Consciência Negra.
A dupla de violão e flauta de Daniel e Wesley abrilhantou o encontro com músicas de autores e interpretes negros como, Djavan, Alcione, Pichinguinha e outros bambas.
Aguines, estagiária da Secretaria da Cultura homenageou este povo rico em cultura com um texto que muito impressiou o público presente.
O tempo todo rolou slides de fotografia em uma sala de projeção, enquanto os visitantes da noite se maravilharam com as lindas obras de arte em forma de pintura e escultura.








O banheiro foi o ponto mais admirado da exposição, com a reforma e decoração da Makiko Strass que obteve inúmeros elogios durante a noite, com textos de famosos escritores escritos nas paredes, como Drumond, Castro Alves, Martin Luter King, Maria Gadú, Cora Coralina e etc.

CURSO DE HISTÓRIA DA ARTE EM SÃO BENTO DO SAPUCAÍ

sábado, 20 de novembro de 2010





Release:
Evento:
·         Curso sintético de História da Arte Geral e do Brasil contada por um artista, o pintor e professor Nelson Screnci, como parte do projeto “Circuito das Artes na Serra – Uma reflexão sobre os encontros”.
Propostas:
·         Desenvolver formação em história da arte para os membros do Ponto de Cultura;
·         Oportunizar, aos jovens, a um grupo de artistas locais e a comunidade, a ampliação e contextualização da arte através do reconhecimento dos estilos e padrões de época mais importantes, com produção de arte no Interior de São Paulo;
·         Realização de uma leitura sintética da História da Arte
·         Estímulo à apreciação e à compreensão de obras contemporâneas
·         Iniciação ao discurso artístico e à leitura crítica
·         Reformulação do conceito de arte

Currículo do Professor e Artista:

Nascido em São Paulo em 1955, Nelson Screnci é Artista Plástico, Professor de Artes Visuais e de História. Formado em Artes Plásticas na FAAP em 1982, recebeu no ano seguinte o prêmio Pirelli-Masp. Desde então participa ativamente do circuito cultural realizando palestras, cursos artigos e exposições. O seu trabalho integra também o acervo de importantes museus nacionais e internacionais, além de servir de referência em diversas publicações culturais. Sua produção artística totaliza 650 pinturas.
A pintura de Screnci compõe-se a partir da articulação de imagens retiradas da memória pessoal, da história da arte ou de situações do cotidiano que remetem á cultura de massa. Utilizando-se de recursos compositivos tais como a multiplicação de imagens ou a analogia entre obras históricas, propõe um exercício criativo e poético com a intenção de provocar no expectador o questionamento da condição humana diante da realidade contemporânea
Duração:
De 16 de novembro de 2010 a 18 de fevereiro de 2011
Interrupção de final de ano de 17/12/2010 a 10/01/2011
Aulas as terças e quartas-feiras das 8h00 às 22h00, e projeção de filme contextualizado as quintas-feiras, no mesmo horário.
Inscrições: A partir de 01 de Novembro de 2010
Casa da Cultura Miguel Reale - Tel.: 3971 1665
Local do Curso: Rincão São Benedito – São Bento do Sapucaí

Cronograma:

Curso Sintético de História da Arte Geral e do Brasil contada por um artista, o pintor e professor Nelson Screnci, como parte do projeto “Circuito das Artes na Serra – Uma reflexão sobre os encontros” – Prêmio: Interações Estéticas e Residências Artísticas em Pontos de Cultura – 2010.

Panorama da Arte no Brasil – História contada por um Artista
Fase I

1º Semana
16/11 - Arte Pré-colonial e Arte Indígena
17/11 - Séculos XVI e XVII. Período Colonial
18/11 - Filme: Mostra do Redescobrimento Brasil + 500 Anos
2ª Semana
23/11 - Século XVIII. Período Colonial
24/11 - Século XIX. Neoclassicismo e Romantismo
25/11 - Filme: Aleijadinho
3ª Semana
30/11 - Século XX. Modernismo
01/12 - Século XX. Desdobramentos do Modernismo
02/12 - Filme: Villa-Lobos
4ª Semana
07/12 - Século XX. Internacionalização da Arte
08/12 - Século XX. Arte Contemporânea
09/12 - Filme: Arte Contemporânea no Brasil

História Sintética da Arte - Contada por um Artista
Fase II
5ª Semana
14/12 – Pré-História, Egito, Mesopotâmia
15/12 - Grécia e Roma
16/12 - Filme: Roma
---------------------------------Interrupção de final de ano-----------------------------------------------------------------
6ª Semana
11/01 - Oriente e Idade Média
12/01 - Renascimento Italiano
13/01 - Filme: Agonia e Êxtase
7ª Semana
18/01 - Renascimento Setentrional e Maneirismo
19/01 - Barroco e Rococó
20/01 - Filme: Moça com Brinco de Pérola
8ª Semana
25/01 - Neoclassicismo, Romantismo e Impressionismo
25/01 - Modernismo e Surrealismo
26/01 - Filme: Van Gogh
9ª Semana
01/02 - Arte do Pós-Guerra
02/02 - Arte Atual
03/02 - Filme: Modigliani
10ª Semana
08/02 – Retrospectiva 1
09/02 – Retrospectiva 2
10/02 - Filme: Frida Kahlo
11ª Semana
16/02 - Apresentação de Trabalhos
17/02 - Avaliação
18/02 - Filme: Pollock









 

Aberta as incrições para " crio...exponho...existo".

sábado, 6 de novembro de 2010

 Exposição de Orygami da artista Evelin no MIS.

As inscrições para a 37º edição da " crio...exponho...existo, encontra-se abertas na Secretaria Municipal de Cultura e a exposição será efetuada no MIS Museu da Imagem e do Som de 22 de novembro a 17 de dezembro de 2010.

37º Exposição Crio Exponho Existo

crio... exponho... existo é a mais tradicional de todos eventos expositivo de Arte de Campos do Jordão. Foi idealizada pela artísta plástica Silvia Strass, que na década de 70 conseguiu reunir diversos nomes relacionados as artes plásticas de Campos do Jordão. A 1º exposição foi feita no sagão do shopping Capivari, usando os vãos das lojas inacabadas e contou com nomes relevantes como: Camargo Freire, Jagobo Pan, Gimenes Pai e Gimenes Filho, Guima, Luiz Pereira Moysés, entre outros... 
Este ano de 2010 é a 37º edição desta exposição, que ao longo do tempo vem se concretizando e mantendo viva a criação artistica do artista jordanense e convidados.



EXPOSIÇÃO DE ORIGAMIS

sábado, 30 de outubro de 2010

Evelin e Caio, um de seus alunos e admirador

Dia 15 de outubro aconteceu um Sarau Cultural no MIS Museu da Imagem e do Som de Campos do Jordão.
Ao cair da noite o evento iniciou-se com a Orquestra do Projeto Guri de Campos do Jordão e Coral Infanto Juvenil da SEA Frei Orestes. A apresentação foi no gramado do MIS à luz de velas e da lua também, o que deu um clima caracteristico de Luau Cultural. Após as apresentações musicais, o público foi convidado a entrar no salão principal, onde uma linda exposição de Origamis estava instalada.
A arte-educadora Evelin Bertani Ferreira apresentou seu lindo trabalho, deixando os convidados maravilhados com a técnica e sensibilidade da artista.
Para encerrar na noite agradavel, foi servido um coquetel também artistico, com canapes organicos e bebidas naturais, obra das mãos da mãe da artista e de Lucíola Nejar.

Mais um jordanense em New York, Parabéns Vanessa Ballet!!!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dafine e Diego em uma apresentação no Amantikir C Jordão.

Mais uma vez! mais um aluno Vanessa Ballet estará levando o nome da cidadezinha fria do alto da Mantiqueira aos pícaros do mundo!
Foi assim com Dafne, uma aluna exemplar, que faz brilhar aos olhos de quem a vê dançar. Dafine conquistou sua bolsa de estudos nos Estaados Unidos, graça a sua determinação, talento e o valor e dedicação de sua professora Vanessa Godoy, claro, sem deixar de mensionar a dedicação da mãe Valeria e toda família.
Agora foi a vez de Danilo Henrique Moreira Rafael, aluno da escola municipal Anísio Teixeira, que, entre 189 bailarinos foi escolhido para compor a delegação brasileira em Nova Yorque. Dos 189 que se apresentaram 40 foram os escolhidos e Danilo foi um destes, para nosso orgulho. Ainda a logomarca Só Dança, ofereceu kits de uniforme de dança incluindo sapatilhas e passagens aéreas ida e volta para 08 destes 40 escolhidos, e Danilo foi um destes premiados.
 Nós, jordanenses parabenizamos os alunos Dafine e Danilo pela performance e exito naquilo que escolheram como arte/esporte e cultura, que é o ballet clássico, que venham mais!
Nós, jordanenses parabenizamos a família destes meninos! e a professora Vanessa e sua dedicada equipe!

O Projeto Ballet na Escola esta sendo seleiro de novos talentos, com o objetivo de incluir o jovem e adolescente na cultura do ballet classico, jazz e dança contemporânea, este projeto foi idealizado pela professora de ballet Vanessa Godoy que leva sua equipe até as escolas da rede municipal de educação e ali aplica suas aulas, visando contemplar a criança no seu meio, em sua unidade escolar, que normalmente está inserida em seu bairro.

Alunos do Centro Cultural Vanessa Ballet

Dinelson e Rafael nos bastidores do Festival da Viola de Campos do jordão

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dnelson e Rafael, o som raíz do Alto da Mantiqueira.

A Dupla Dnelson e Rafael - viola e violão

A dupla Dnelson e Rafael carrega o estilo de verdeira Música Raíz. Tio e sobrinho brilham nas festas rurais e nas festas urbanas também, apresentando um repertório rico do cancioneiro popular,  com muito talento de dedicação.

Com a agenda quase esgota a dupla esta sempre na mídia televisiva da região, algumas das apresentações previstas:
  • Dia 03 de outubro, programa dominical  " Terra da Padroeira" 9h da manhã na TV Aparecida.
  • Festival da Viola 2010 Campos do Jordão
  • Dia 19 de outubro, programa " Estância Alto da Serra" TV Rural.

Vale Foto Clube - 11º passeio fotográfico em São Bento do Sapucaí

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Show Casa da Cultura de São Bento do Sapucaí - 2008 - Parte 2

Ferreira Gullar - na Viagem do Saber - Serra da Mantiqueira

Encontro de Artistas da Mantiqueira no Haras Polana

Aconteceu, dia 19/set. domingo, um encontro de artistas e artesãos da região da serra da Mantiqueira, num clima rural e de discontração, o grupo foi orientado pelo paisagista Walter Vasconcelos, idealizador do Parque Amantikir.
A conversa entre artistas de diferentes áreas e técnicas foi produtiva e convergente, pois é de interesse de todo o povo serrano, que sua cultura e arte seja valorizada e difundida.
O grupo chegou ao consenso que, primeiro é preciso que todos se conheçam, que façam visitas aos ateliês uns dos outros, e que, num segundo momento, sejam feitas mostras artisticas para apreciação do povo de sua cidade e das cidades irmãs da serra, num inter-cambio cultural. E que, num futuro próximo possamos apresentar nossa arte e cultura para além fronteiras.
Foi ressaltado a importância da coesão e determinação do grupo, para que a idéia de unir a nossa arte não venha esmoreçer.
É importente que seja delineado a identidade deste povo, pois, um povo com multipla cultura pode deixar sua identidade confusa.

Estiveram presentes nesta reunião:

Armando Pincelli Jr. professor coordenador da Rede Municipal de Educação, historiador da vida e obra de Camargo freire.
Sandra More, artista plástica, comerciante e fomentadora da nossa cultura.
Luiz Antonio e Laércio, amantes da serra da Mantiqueira, moradores em C. Jordão.
Claudia e Sheila, amntes da cultura regional da Mantiqueira, Projeto Prosseguindo.
Mariza e Luiz Pereira Moyses, ar´tista plástico, pintor acadêmico.
Neide Catanho, artista plástica e artesã/ madeira e papel machê.
Monica Zazion, arquiteta, artista plástica e artesã/ madeira.
Tino Labriola, artista plastico, escultor e pintor.
Benedito Tadeu Sales, arquiteto urbanista, fotografo.
Annelise Sales, arte educadora e atriz.
Gabriel sales, músico.
Ana Carolina Sales, bailarina.
Malu Donato, comerciante, ambientalista e amante da serra da Mantiqueira.
Suzi Pessanha, arte educadora, artista plástica/ pintura.
Walter Vasconcelos, paisagista e ambientalista.


"A cultura está para um povo assim como a alma está para vida, um povo sem memória, é um povo sem destino. É muito triste quando culturas são esquecidas, transformadas, ignoradas, multiladas, é triste quando um povo não pode contar sua história. Adoro ler livrinhos de folclore para meus filhos, amo dizer pra eles como cada estado, pais, tem sua vida propria, sua lingua, sua história, sua tradição".

Fonte(s):

Lua Nova, responde " Qual a importÂncia da cultura?"
trabalho com os indios Yanomami em Roraima e luto para que sejam preservados e respeitados em suas histórias de vida.



                                        
Artistas em clima de amizade e discontração no haras Polana

VCM O Projeto Agregador

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Unidos pelos mesmos ideais, cidadãos mantiqueirenses resolvem lançar a semente de um projeto de busca de valores esquecidos no tempo, a tradição artistica e cultural das cidades da serra da Mantiqueira.


No detalhe gravação de um documentário sobre a Serra da Mantiqueira de Galileu Garcia Jr.

Surgiu informalmente em uma roda de conversa entre amigos das cidades de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, a  necessidade da elaboração de um plano que una as cidades da Mantiqueira de forma a resgatar, valorizar e divulgar a sua cultura.